Mundo

Imagens da NASA mostram diminuição da poluição na China

O fecho de fábricas na China devido à propagação do Covid-19 teve já um efeito nos níveis de poluição do país. As imagens da NASA mostram como os valores de dióxido de nitrogénio e de gás tóxico diminuíram drasticamente.

Cientistas da agência espacial norte-americana comprovaram os efeitos da desaceleração da economia chinesa nas últimas semanas, devido à quarentena de milhares na China, em resposta à propagação do Covid-19. Pelo menos um quarto das emissões de gases de efeito de estufa foram eliminadas graças ao fecho de fábricas e à diminuição de viagens no país.

Os mapas da NASA comparam os níveis de poluição entre as primeiras semanas deste ano e as semanas de 10 a 25 de fevereiro. Os cientistas admitem que a diminuição drástica de gases poluentes começou na cidade de Wuhan, onde surgiu o surto de Covid-19, mas entretanto a poluição reduziu em toda a China.

“É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico”, acrescentou Fei Liu, investigadora da NASA, citada pelo “The Independent”.

O coronavírus já infetou mais de 79 mil pessoas na China Continental e vitimou mais de 2800 pessoas neste país.

FONTE Rita Neves Costa JN.PT

FOTO EPA

Fonte
JN.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados