facto de um iPhone com a mais recente versão do iOS (12.0.1) estar bloqueado não impede que alguém possa ter acesso ao álbum de fotografias do utilizador e enviá-lo através de mensagem, alertou a empresa de segurança informática ESET.
A descoberta foi feita pelo investigador de cibersegurança José Rodriguez, que publicou no seu canal de YouTube um vídeo em que mostra como, com apenas dez passos, é possível aceder às fotografias.
Basta ter acesso físico ao smartphone e aproveitar-se da Siri (a assistente virtual da Apple) e do VoiceOver (uma aplicação que permite fazer a leitura do que está no ecrã) para fazer baixar as defesas do equipamento.
Rodriguez já tinha revelado, no mês passado, como na versão 12 do iOS era possível aceder a contactos e às fotos sem necessidade de password. Só era preciso o acesso físico ao smartphone.
Segundo a ESET, “a vulnerabilidade mais recente está presente em todos os modelos do iPhone, incluindo o iPhone X e o XS, desde que tenham a versão mais recente do sistema operativo da Apple”.
De acordo com a mesma fonte, a Apple já foi informada da falha e deverá lançar em breve uma atualização para o reparar.
FONTE DN.PT
FOTO © REUTERS/Tatyana Makeyeva