
La République em Marche suspende acções de campanha para as eleições europeias
“Vivemos um momento de tristeza profunda. A lista Renaisance [do partido La République en Marche] junta-se naturalmente a esse momento de união nacional. Suspendemos todas as acções de campanha até nova ordem”, escreveu Nathalie Loiseau, cabeça de lista do partido La République en Marche, no Twitter.
Nous vivons un moment de tristesse profonde.
La liste Renaissance se joint naturellement à ce moment d’union nationale. Nous suspendons la campagne jusqu’à nouvel ordre. #NotreDame— Nathalie Loiseau (@NathalieLoiseau) 16 de abril de 2019
As eleições europeias estão marcadas para o próximo dia 26 de Maio.
Vitrais e órgão ficaram a salvo
Os vitrais das rosáceas mais antigas estão a salvo e o órgão não ficou queimado – mas pode ter sido danificado pela água, avança a BFMTV.
“Do que consigo ver, os vitrais não foram afectados, as três belas rosáceas que datam dos séculos XII e XIII ainda lá estão”, afirma o porta-voz da Catedral, André Finot. Apenas os vitrais mais recentes, do século XIX, “muito menos importantes”, parecem ter sido danificados, acrescenta.
“O órgão não foi queimado de todo. Pode ter sofrido alguns danos por causa da forte pressão da água”, continua André Finot.
Presidente do Conselho Europeu apela à ajuda dos 28 para a reconstrução da catedral de Notre-Dame
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, iniciou a sua intervenção esta manhã no hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo, com um apelo à colaboração dos 28 Estados membros da União Europeia para a reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris. “A partir de Estrasburgo, a capital francesa da União Europeia, apelo a todos os 28 Estados-membros a participar nesta tarefa. Sei que a França seria capaz de o fazer sozinha, mas o que está e, causa é mais do que apenas a ajuda material. O incêndio da catedral de Notre-Dame lembrou-nos, mais uma vez, que estamos ligados por algo que é mais importante e mais profundo do que os tratados. Hoje compreendemos melhor aquilo que estamos em risco de perder. E aquilo que queremos defender — todos juntos”, declarou Donald Tusk, que se dirigiu aos eurodeputados para fazer um balanço da última cimeira extraordinária dos líderes europeus que determinou um novo adiamento da data do “Brexit” para o próximo dia 31 de Outubro.
I’d like to say words of comfort and solidarity with the French nation, also as citizen of Gdansk, 90% destroyed and burnt, later rebuilt. You will also rebuild your cathedral!
From Strasbourg, French capital of the EU, I call on all 28 States to take part in this task.#NotreDame— Donald Tusk (@eucopresident) 16 de abril de 2019
O combate às chamas visto de cima
Os bombeiros de Paris partilharam uma fotografia no Facebook em que se vê o combate às chamas a ser feito de cima – com jactos de água a serem lançados das laterais da catedral – e as labaredas a consumirem a Notre-Dame.
Paris acorda com uma ferida a céu aberto na Notre-Dame
Durante a noite, dezenas de pessoas ficaram pelas ruas, enquanto os bombeiros lutavam contra o que restava das chamas. Agora, na manhã desta terça-feira, Paris acorda com a catedral ferida pelas labaredas, uma chaga a céu aberto no coração da capital francesa. Veja as primeiras imagens da manhã.
Momento-chave
“O fogo está extinto”, dizem bombeiros
O porta-voz dos bombeiros da capital francesa, Gabriel Plus, disse na manhã desta terça-feira que todo o fogo “está extinto”. Citado pelo jornal Le Monde, o tenente refere que as equipas de bombeiros continuarão “mobilizadas” durante a fase de rescaldo e enquanto se verifica a estabilidade das estruturas, procedendo-se também à retirada das obras de valor que ainda se encontram lá dentro (e que podem ser salvas). “Esta fase vai durar todo o dia”, diz Plus. No local, em torno da catedral, permanecem cerca de 100 bombeiros.
Bernard Arnault doou 200 milhões de euros
Bernard Arnault, do grupo LVMH (detentor da marca de luxo Louis Vuitton), ofereceu 200 milhões de euros para a reconstrução de Notre-Dame, à qual chamou, em comunicado, “um símbolo de França, da sua herança e da sua unidade”.
Antes, o mecenas francês e dono do grupo Kering (conglomerado de marcas de luxo como Gucci, Yves Saint Laurent e Balenciaga, entre outras), François Pinault, já tinha tornado conhecida a sua doação de 100 milhões de euros.
Papa Francisco reage ao incêndio e diz estar “próximo de França”
“O Papa está próximo de França, reza por todos os católicos franceses e pela população parisiense que está em choque com o terrível incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame. O Papa tem um lugar garantido nas suas orações para todos aqueles que se esforçaram para combater esta situação dramática”, escreveu no Twitter o director do gabinete de comunicação do Papa, Alessadro Gisotti.
Le Pape est proche de la France, il prie pour les catholiques français et pour la population parisienne sous le choc du terrible incendie qui a ravagé la cathédrale #NotreDame. Il assure de ses prières tous ceux qui s’efforcent de faire face à cette situation dramatique.
— Alessandro Gisotti (@AGisotti) 16 de abril de 2019
Três feridos em nove horas de combate às chamas
Há três feridos a contabilizar: dois polícias e um bombeiro. Ao contrário do que tinha sido inicialmente avançado, não há feridos graves.
2/2 Après plus de 9h de combats acharnés, près de 400 pompiers de Paris sont venus à bout de l’effroyable l’incendie. 2 policiers et un sapeur-pompier ont été légèrement blessés. pic.twitter.com/re9ZR0KB3W
— Pompiers de Paris (@PompiersParis) 16 de abril de 2019