Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Saúde

Portugueses são os europeus que mais confiam nas vacinas

O relatório "O estado da confiança nas vacinas 2018" alerta para o aumento do sarampo

A desconfiança está a alastrar no espaço comunitário. Nenhum país da União Europeia confia tanto na  segurança e na eficácia das vacinas como Portugal.

A vacina contra o sarampo, combinada com as vacinas contra rubéola e parotidite epidémica, tem estado em foco. Entre 2010 e 2017, a cobertura vacinal do sarampo diminuiu em 12 dos 28 estados-membros.

O relatório “O estado da confiança nas vacinas 2018”, publicado nesta quarta-feira pela Direcção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar da União Europeia, chama a atenção para o facto de os mais recentes surtos de sarampo terem sido “os mais elevados em sete anos”. Só entre Setembro de 2017 e Setembro de 2018 foram reportados mais de 13 mil casos de sarampo na Europa. Para os autores do relatório, é evidente que este é “o impacto imediato do declínio da cobertura” da vacina contra o sarampo combinada com as vacinas contra rubéola e parotidite epidémica.

Quase 80% dos cidadãos da União Europeia acreditam que esta vacina é segura. O grau de confiança atinge os valores mais baixos na Suécia, na Bulgária e na Letónia, com menos de 70%. E o mais alto em Portugal, onde alcança os 96%.

A confiança nas vacinas em geral tem estado a baixar nos últimops anos. Recuando a 2015, verifica-se que a França, a Grécia, a Itália e a Eslovénia se tornaram mais confiantes e que a República Checa, a Finlândia, a Polónia e a Suécia se tornaram menos.

 

FONTE PUBLICO.PT

FOTO Marco Duarte

Fonte da Notícia
PUBLICO.PT
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao Topo