Desporto

GP do Azerbaijão: Mais uma pole para Vettel

Os Ferrari foram os mais fortes na qualificação. Vettel fez o melhor tempo mas Kimi Raikkonen esteve muito perto de destronar o seu colega de equipa. O finlandês errou no último sector e perdeu a oportunidade de fazer a pole. Os Mercedes ficaram com os restantes lugares do top3 e Ricciardo fez melhor que Verstppen.

Q1

Romain Grosjean começou mal com uma travagem falhada, para juntar as várias que já tinha feito durante os treinos. A caixa de velocidades do francês encravou e obrigou o piloto da Haas a ficar fora da qualificação, com a respectiva mostragem de bandeiras amarelas. Raikkonen foi o piloto mais rápido nas primeiras voltas, seguido de Vettel, Ricciardo, Hamilton e Bottas. Ocon aproveitou o cone de ar de Verstappen e saltou para a segunda posição da tabela. Perez por seu lado falhou uma travagem na sua volta lançada e complicou a sua vida. Raikkonen confirmou a boa forma e voltou a fazer o melhor tempo, desta vez segundado por Hamilton e Vettel. Os McLaren estava na zona de exclusão, juntamente com Ericsson, Hartley e Grosjean. Nas ultimas tentativas Verstappen conseguiu fazer o segundo melhor tempo, não chegando para destronar Raikkonen enquanto Gasly falhava a travagem e ficava em cheque para o final da Q1, por culpa de Hartley que ficou no caminho do francês. De fora na Q1 ficavam Grosjean, Hartley, Ericsson, Gasly e Vandoorne, excluído por Stroll que ficou com a última vaga na Q2.

Q2

Hamilton iniciou a segunda sessão com um susto, e numa travagem ia perdendo o carro, conseguindo corrigir a situação. Kimi também teve um pequeno susto com uma travagem falhada nas primeiras voltas. Bottas foi o homem mais rápido nas primeiras tentativas, seguido de Verstappen e Vettel. Hamilton conseguiu fazer melhor que o colega de equipa a meio da Q2. A Ferrari não estava tão forte nesta fase com Kimi a voltar a falhar uma travagem terminando com a vida dos seus pneus. Com 5 minutos para o fim Sainz, Magnussen, Raikkonen, Leclerc e Stroll estavam na zona de exclusão. Raikkonen fez o melhor tempo da Q2 (com ultra-macios o que o obrigará a largar com esses pneus amanhã) mesmo no final da sessão e de fora para a decisiva Q3 ficou Magnussen, Leclerc, Alonso, Sirtokin e Stroll.

Q3

Na primeira tentativa para alcançar a pole, Vettel foi o homem mais rápido, seguido de Hamilton, Bottas, Verstappen e Ricciardo. Raikkonen ficou quase a um segundo do tempo do seu colega de equipa. Os Force India, na sua primeira “estadia” na Q3 conseguiam ficar à frente dos Renault. Nas últimas tentativas Hamilton começou a fazer o melhor primeiro sector mas não conseguiu melhorar a marca de Vettel e Bottas ficou-se pela terceira posição. A decisão seria entre Kimi e Sebastian. Raikkonen fez dois melhor sectores seguidos mas um pequeno erro no último sector deu a pole a Vettel que também tinha errado e não estava com argumentos para segurar o andamento de Raikkonen. Pole para Vettel, seguido de Hamilton e Bottas. Seguiram-se Ricciardo, Verstappen e Raikkonen.

Os Ferrari foram melhores que a concorrência e estão bem colocados para amanhã, mas com a elevada probabilidade de bandeiras amarelas e Safety Cars, a estratégia será fundamental para vencer.

Fonte da Notícia
Motor 24
Mostrar mais

Artigos relacionados