
Foi registada uma explosão no aeroporto de Cabul poucas horas depois de as autoridades terem emitido um alerta sobre uma “iminente” ameaça terrorista, confirmou o assessor de imprensa do Pentágono no Twitter.
Um dos portões de entrada do aeroporto terá sido atingido por uma grande explosão, seguida de tiros. Ainda não é claro se existem vítimas na sequência deste incidente.
Entretanto, a CNN avança com a informação de que se terá tratado de um ataque suicida.
Já antes, um avião italiano C-130 que transportava a bordo ex-funcionários da NATO afegãos tinha sido alvejado quando levantava voo do aeroporto.
Os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália apelaram hoje aos cidadãos para saírem do aeroporto de Cabul devido a “ameaças terroristas”, quando milhares de pessoas continuam a chegar ao aeroporto para tentar fugir do país.
Os três países emitiram avisos simultâneos, muito específicos e quase idênticos na quarta-feira à noite.
As pessoas que se encontram no aeroporto sobretudo “nas entradas leste e norte devem sair imediatamente”, disse o Departamento de Estado norte-americano, citando “ameaças à segurança”.
A diplomacia australiana alertou para uma “ameaça muito elevada de ataque terrorista”, enquanto Londres emitiu um aviso semelhante.
“Se estiver na área do aeroporto, deixe-o para um lugar seguro e aguarde instruções adicionais. Se for capaz de sair do Afeganistão em segurança por outros meios, faça-o imediatamente”, indicou o Governo britânico.
Estes avisos surgiram depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter dito que os rebeldes talibãs se tinham comprometido a deixar partir cidadãos dos Estados Unidos e afegãos em risco e ainda no país após 31 de agosto.